Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Mitsubishi Pajero TR4ER: sucesso das ruas para as pistas

Manter o máximo de originalidade do carro de rua, no modelo que vai para as pistas. Esse é o objetivo do novo Pajero TR4ER (Etanol Racing), veículo que sai de fábrica com todos os pré-requisitos para quem quer participar de competições off-road com motor flex. A robustez e a qualidade tecnológica deste SUV compacto permanecem na nova versão, assim como suas características de resistência e eficiência, itens fundamentais para competições de velocidade. O veículo também sofreu aperfeiçoamento em sua dirigibilidade e aceleração, apresentando maior torque para enfrentar qualquer tipo de terreno. Além disso, o novo motor HCR Flex confere maior potência.
Para enfrentar os desafios dos circuitos cross country de rali, o Pajero TR4ER conta com motor flex fuel de 2.0 litros, 16V e alta taxa de compressão, atinge potência máxima de 140 cv a 5.500 rpm e torque de 22 kgf.m a 4.500 rpm. Portas, capô e tampa traseira do Pajero Tr4ER são fabricados em material composto. Já a estrutura do chassi monobloco é original e passa a contar com uma gaiola de proteção integrada, oferecendo maior segurança graças a rigidez da estrutura. As rodas são de liga leve com aro de 16 polegadas de diâmetro com pneus Pirelli Scorpion MTR de medida 225/65 R16.

Segurança e conforto para piloto e navegador

O Pajero TR4ER foi totalmente pensado na melhora da performance, segurança e conforto de piloto e navegador. Para isso, um dos principais itens que chegam na nova versão é a presença do ar-condicionado na cabine. Este item possibilita melhor desempenho, pois contribui significativamente para amenizar o impacto das altas temperaturas enfrentadas no decorrer das provas.


Apesar de ser um modelo desenhado especialmente para competições, as posições de piloto e navegador foram redesenhadas para melhor acomodar competidores de diferentes estaturas. Para isso, além do reposicionamento dos bancos, o modelo passa a vir com a coluna de direção original, permitindo a regulagem de altura para oferecer maior conforto e melhor dirigibilidade para o piloto, que conta ainda com direção de pinhão e cremalheira com assistência hidráulica. Os bancos em formato de concha e cintos de segurança de cinco pontas, especiais para competição e homologados pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), complementam o quadro, que oferece excelente posição ergonômica para a dupla.

O novo design interno vem com o painel original do Pajero TR4 Flex, mesa de navegação de fibra de carbono e apoio de pé para piloto e navegador de kevlar®, o que proporciona ainda mais conforto para a dupla piloto / navegador. No painel de instrumentos, os competidores piloto e navegador tem a disposição informações básicas como velocidade, pressão do óleo, temperatura da água, conta-giros e nível de combustível.

Um novo motor

O Motor 2.0 Flex 16V HCR – High Compression Ratio (Alta Taxa de Compressão) tem 16 válvulas com comando no cabeçote e taxa de compressão de 11:1, obtida por meio de pistões com novo desenho específico, adequado para o uso de etanol.

Todo o gerenciamento do motor é realizado pelo sistema de controle ECU (Engine Control Unit) Magneti Marelli que, movido a etanol, desenvolve 140 cv de potência a 5.500 rpm e torque de 22 kgf.m a 4.500 rpm, o que significa melhor dirigibilidade nas retomadas de velocidade e nas situações mais difíceis do off-road. Essa elevação de potência e torque garantem ao Pajero TR4ER maior capacidade para superar obstáculos e enfrentar as condições mais adversas.


Pronta para qualquer desafio

Uma das maiores virtudes trazidas das ruas para as pistas é o exclusivo sistema de tração Super Select 4WD-I. Contando com o sistema de transmissão manual de cinco marchas, o piloto pode acionar até 20 combinações diferentes de marcha. Esta versatilidade fica explícita nas quatro diferentes alternativas de tração à disposição para enfrentar os mais diferentes tipos de terrenos:


4x2, ideal para rodar mais suavemente, como por exemplo em uso urbanos e em deslocamentos;

4x4 contínuo (o diferencial central compensa a diferença de rotação entre os eixos dianteiro e traseiro, garantindo maior estabilidade e segurança em pisos de baixa aderência;

4x4 com bloqueio de diferencial central, indicado para pistas de baixíssima aderência;

4x4 com bloqueio de diferencial central e reduzida, indicado para transpor obstáculos difíceis. Nesta condição, inclusive, o torque é dobrado nas rodas.

A suspensão dianteira é independente em estrutura McPherson e a traseira mulitlink com cinco braços. Desenvolvido especialmente para provas, os amortecedores são da marca Ohlins e com novo dimensionamento e cargas internas. Diferentemente dos amortecedores originais de fábrica, na Pajero TR4ER os amortecedores são abertos, oferecendo múltipla regulagem, o que permite que sejam recalibrados de acordo com as características de cada piloto. As molas também foram adaptadas para as diversas condições de pista off-road, obedecendo as especificações técnicas exigidas para este tipo de competição, conferindo ao veículo maior altura e capacidade de absorção de impacto. Os freios a disco são ventilados nas rodas dianteiras e sólidos nas rodas traseiras.

Fonte: http://www.mitsubishimotors.com.br/main.cfm/pajero_tr4_er

2 comentários:

  1. Show de bola!!!!
    Por quanto sai esta versão???
    A Mit só vende por encomenda ou será que dá para achar de pronta entrega em alguma concessionaria?

    ResponderExcluir