Rumei hoje para Terê(12/01/2011) onde tenho amigos na zona rural da Terê Fri, Bonsucesso, Conquista e Vieira, na passagem por Bonsucesso, na igreja evangélica onde os corpos da região eram levados inicialmete antes de seguir para o IML de Terê encontrei um caminhão levando trinta corpos, logo em seguida chegavam caminhonetes com outros tantos que somou mais trinta.
Seguindo aínda pela Terê Fri, cheia de deslisamentos, postes caídos, desabrigados pela via...chegeuei em Vieira onde encontrei um cenário de devastação, a localidade praticamente foi varrida pela avalanche de agua e lama, com mais de 100 mortos\desaparecidos, grupos se formavam para busca de sobreviventes ou corpos pela margem do rio e outras pessoas vagavam sem rumo, o meu grupo logo encontrou tres corpos que após tirados da lama foram levados nos braços para caminhonetes que esperavam na pista e conduzidos para a igreja em Bonsucesso. A última vítima, uma mulher, com o corpo todo mutilado pelo deslocamento na água foi entregue como os demais, sendo que seu marido lá já estava e a identificou de pronto, quando então num gesto que numca mais esqucerei falou pra mim continuar buscando seu filho que tinha sido levado junto com a mãe e disse num tom resignado que aquela tinha sido uma ¨catástrofe democrática¨, foi certo, pois, vítimas ocorreram do condomínio de luxo ao mais humilde produtor rural, passando por hospedes de hoteis e tudo mais, após este contato não resisti, perdi as forças e fui rezar e chorar num canto tentando entender aquela situação surreal de corpos humanos junto com de animais, peixes no asfalto, carros em árvores, butigão de gas deslocado centena de metros junto com caminhões, carros e tratores, tudo numa zona rural sem ocupação desordenada do solo, desmatamento, etc.
Com a noite a paisagem devastada foi encoberta pela escuridão que apresentou outros medos trazidos pelo frio, chuva que ameaçava e um forte odor de coisa ruim, e o tão quanto somos insignificantes perante a natureza.
A catátrofe foi tão grande pois a chuva\tromba d'água ocorreu na madrugada onde todos dormiam, sendo os idosos, crianças e mulheres as maiores vítimas por não tiverem condição física de fugir a tempo.
Peço, não, imploro que os amigos possam ajudar os desabrigados no que for possível, quem pretendia fazer trilha por esses dias que a façam na Terê Fri ou outro local da serra, com certeza não faltará emoção, toda escola, igreja ou galpão de hortaliça está abrigando algum necessitado, os 4x4 são necessários para as vias secundárias e condução de equipes médicas para vacinação, o posto médico de Bonsucesso tem o único telefone fixo na região e está funcionando com gerador.
Muito legal a solidariedade de pessoas que passavam de carro doando biscoitos, leite em pó e pão aos que vagavam pela estrada, pois, a maioria dos desbrigados ficou sem nada.
O número de mortos com certeza será muito elevado, aínda exintem muitos desparecidos, não tem tel fixo ou móvel, tampouco luz, o acesso pela Terê Fri de Terê vai até Conquista, amanhã maquinas iniciarão o trabalho de liberar as estradas.
Fiz esse relato do Rio pois vim na madrugada buscar\comprar mantimentos e uma coisa muito simples, Velas, muitas pessoas pediam velas para iluminar o que sobrou de suas casas na noite, estou retornado ao amanhecer para integrar outro grupo de busca de corpos e posteriormente levar equipe médica de vacinação a locais remotos.
Descupem os erros e a realidade dos fatos, mais que sirva para nós mesmos como lição de vida
Carlinhos que este relato sirva como um tributo a sua perda, pois lá ouvi relatos dos mais variados de pessoas que tiveram a sua dor.
Odillom...
Nenhum comentário:
Postar um comentário