Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Stark pode sair de solo Catarinense

Projeto de fabricante joinvilense de jipes foi aprovado na Zona Franca de Manaus

  A Tecnologia Automotiva Catarinense (TAC) não tem como competir com o Troller e outros jipes 4 x4 se permanecer com a fábrica em Joinville ou em outro município catarinense. Isso porque as fábricas instaladas em Manaus e no Nordeste ganham incentivos fiscais federais, diz o presidente da SCParcerias, Gerson Berti.


A SCParcerias investiu R$ 6,18 milhões nos últimos três anos na TAC. A empresa pública é dona de 13,51% do controle da fabricante do jipe Stark. Berti explica que foi avisado de que “desde agosto de 2010 a TAC está negociando para se instalar na Zona Franca”.

Segundo a imprensa de Manaus, no dia 26 de agosto o conselho de administração da Superintendência da Zona Franca aprovou o projeto de instalação da TAC. A reunião foi presidida pelo secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Ivan Ramalho, no Amazônia Golf Resort.

O Estado da Bahia (onde incentivos são muito atrativos) e Minas Gerais (onde está a Fiat e fornece os motores do jipe) também demonstrou interesse em receber a fábrica do Stark. A diretoria da empresa não quis se posicionar sobre o assunto.

Berti é claro na explicação para o desembarque da TAC de Joinville.

– Houve um erro estratégico sério porque não se avaliou que os estados do Nordeste e o Amazonas, via zona franca, oferecem vantagens fiscais e tributárias, contra as quais não conseguimos ser competitivos.

O preço do Stark – mais de R$ 90 mil –, produzido em escala pequena, torna o produto não rentável para os acionistas. Alternativa pensada seria transferir a unidade para o polo tecnológico de Lages. Isso só resolveria o problema do custo de aluguel. E não seria solução para a questão mais grave: falta de competitividade.

claudio.loetz@an.com.br
CLAUDIO LOETZ | Joinville
A novela
- Outubro de 2004 – Começa a ser projetado. Concluído em março de 2005.
- Outubro de 2006 – “Nasce” o primeiro carro flex de SC. Motor é o Volkswagen Total Flex. É apresentado no Salão Internacional de São Paulo, com a promessa de estar no mercado no ano seguinte.
- Janeiro de 2007 – Problemas com fornecedores, principalmente da caixa de direção e motor, paralisam os trabalhos.
- Setembro de 2007 – Prazo prometido para o lançamento acaba e o Stark não está à venda. Volkswagen informa o fim da produção do motor flex que seria usado pela TAC. Começam as negociações com a FPT, do grupo Fiat, para o fornecimento do motor.
- Março de 2008 – Stark pede R$ 6 milhões ao BNDES para viabilizar projeto.
- Julho de 2008 – Proposta de parceria ganha força com os ajustes finais do motor italiano ao carro.
- Outubro de 2008 – Anúncio da parceria entre a FPT e a TAC para fornecimento do motor para o modelo.
- Dezembro de 2009 – As primeiras 25 unidades, que foram vendidas em 2008, são entregues para os compradores.
- 2010 – Começa a produção do Stark em escala comercial.

Fonte: Diário Catarinense http://bit.ly/cqsscI

Nenhum comentário:

Postar um comentário