Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Princípios de Ética do Off Road Brasileiro Por Nelson de Almeida Filho

Todo o OFF-ROADER é um AMIGO


Princípios de Ética do Off Road Brasileiro Por Nelson de Almeida Filho


Introdução


Desde que foi fundada a primeira associação fora de estrada em São Paulo (1981), a atividade tem sido uma das expressões da área automobilística que mais cresce em nosso país.
Em quase três décadas foram fabricados milhares de veículos 4x4, e surgiram núcleos de atividades em todos os espaços brasileiros, congregando milhares de participantes. O desenvolvimento contínuo do mercado através do aumento da oferta de veículos e produtos acarretou sempre no crescimento automático da atividade. A cada ano, novas gerações integram-se off-road, mas nem todos participam do pacto de companheirismo que, de maneira sadia, rege os princípios básicos da atividade desde seu início. Continuarão nascendo novos clubes, grupos ou aficionados a todo o momento. Ser um off-roader é, antes de tudo estar participando de um grupo cada vez maior de pessoas que optam pelo uso de um veículo 4X4 para a prática do conhecimento e respeito ao seu país, a sua natureza, e seu povo e no desenvolvimento da amizade e companheirismo.
Princípios de Ética do Off-Road Brasileiro surge em um momento de grandes alterações comportamentais em todo mundo. Como elemento de transformação, esse texto representa um legado dos pioneiros ligados ao Off-Road brasileiro, àqueles que estão e virão, e terão a mesma oportunidade de manter a atividade sem que se perca o espírito que lhe deu origem.
Seja bem vindo ao mundo 4x4 Foi em 1974 que a compra de um antigo 4x4 na capital de São Paulo inspirou a criação de uma atividade que, inesperadamente, viria revolucionar, mesmo décadas depois, boa parte do mercado automobilístico brasileiro. Mais que um simples segmento, o off-road ou o fora de estrada trouxe consigo toda uma maneira de viver própria, fazendo crescer a opção pelos caminhos e paisagens alternativos e unindo pessoas, veículos e a nossa magnífica natureza em uma simbiose das mais gratificantes.
O off-road existe em todas as partes do mundo, mas é no Brasil, e seu povo de espírito amistoso com sua enorme diversidade de terrenos, belezas naturais incomparáveis e um território continental onde ainda 92% das estradas são de terra, que o off-road encontra seu verdadeiro espaço. Então, você, sua família e seus amigos, que estão entrando em contato conosco neste momento com seu novo 4x4 , sejam bem vindos ao mundo fora de estrada.


Três respostas básicas:

O que é off-road? O Off-Road, fora de estrada, todo terreno, qualquer terreno, etc. é o conjunto de atividades que utiliza veículos de duas, quatro ou mais rodas, cujos cenários são formados por pisos não pavimentados. Podem ser atividades de lazer, turismo, esportivas ou de trabalho. Há atividades off-road para todos os gostos. No Brasil, a atividade clubística enche os calendários dos fins de semana com ralis, raides, enduros, provas de obstáculos, indoors, festivais, encontros, expedições e simples passeios.
Você pode participar das atividades off-road de maneira particular ou associando-se a uma entidade. Na sua região haverá sempre uma delas.
Como é o veículo off-road? Os primeiros 4x4 surgiram no início do século mas, foram produzidos largamente no período da II Grande Guerra Mundial e tinham propósito estritamente profissional e militar. Após isso foram adaptados para o uso civil e às atividades do dia a dia. Todos têm como característica comum a opção de terem todas as suas rodas motrizes.
Alguns modelos são melhores adaptados ao trabalho, outros para o uso do dia a dia e outros para o esporte lazer. São os utilitários, usos-mistos, sport-utilities e automóveis.
Por que você é um motorista privilegiado? Por que você optou por um 4x4. Com ele, além de você poder exercitar melhor sua imaginação, tornando qualquer ponto desejável possível de se atingir, ingressou num grupo de pessoas que, com seus veículos descobriram um novo modo de vida.
Em qualquer ponto do nosso continente onde você se apresentar como um off-roader, certamente você será recebido como um amigo, e terá sempre um novo e maravilhoso lugar para conhecer.
Além disso, seu 4x4 lhe propiciará maior conforto nas estradas e ruas mal pavimentadas e se transformará no grande companheiro de aventuras. Que outro veículo lhe ofereceria tanto?


O convívio com a natureza:


O seu 4x4 poderá levá-lo aos mais recônditos e belos espaços naturais deste nosso planeta. Por isso é importante considerar como princípios básicos, a proteção da fauna, flora e meio ambiente, além do próprio 4x4, é claro! Mantenha esse lugar maravilhoso intacto para que seus netos também o aproveitem.
• O melhor lugar para se jogar o lixo é no saquinho de plástico de bordo.
• Participe dos atos de reciclagem do lixo
• É sempre possível acrescentar algo positivo com relação à preservação do meio ambiente no seu próprio meio ambiente. Incentive essa ação entre seus companheiros.
• Sem a orientação for “não se deve trafegar com veículos” , isso deve ser respeitado não importando:
• quanto belo seja o local,
• quanto longe será a caminhada,
• desafiadora a trilha
• ou aparentemente sem sentido a determinação.
• Torna-se bastante agressivo ostentar machados, facões, picaretas e outras ferramentas de trabalho na lateral dos veículos. Isso deve ser próprio da originalidade de certos veículos militares ou profissionais. Já houve exageros como a fixação de moto-serras sobre capôs de veículos. O Off-Roader não derruba árvores, respeita os terrenos instáveis e vulneráveis.
• Manter o motor sempre bem regulado auxilia na não poluição exagerada. A poluição também pode ser sonora ou visual. Escapamentos abertos são tão desagradáveis quanto um veículo coberto de adesivos sem necessidade.
• O respeito à natureza deve ser considerado na hora de se fazer pontes, ancoragem de guinchos, fogueiras e esteiras na lama. Conhecer melhor as formas e famílias de plantas e árvores é importante para que não haja agressão danosa no ecossistema. As matas ciliares não devem ser abertas nas travessias de rios. Isso pode acelerar a erosão trazendo prejuízos ao equilíbrio local.
• Caçar é esporte para muitos, mas regras devem ser respeitadas. A maioria dos off-roaders não é adepto a esta prática.
• É possível que seu 4x4 o leve a um local onde jamais trafegou outro veículo. Procure não transgredir essa naturalidade. Não use pneus demasiadamente agressivos. Você aprenderá a dirigir melhor seu veículo sem eles.
• Cuidado com incêndios florestais. Pontas de cigarro, fogueiras não enterradas após o uso, entre outros descuidos, podem trazer sérios prejuízos à natureza.
• A consciência preservacionista não deve, no entanto refletir somente uma atitude contemplativa ou condescendente.
• Qualquer infração às normas de controle ambientais deve ser denunciada de forma a haver participação ativa no processo.
• Há sempre exageros de ambas as partes, daqueles que degradam e daqueles que protegem. Tome uma posição responsável.
• Finalmente, o off-roader deve ser alguém preocupado em não denegrir ou alterar deliberadamente as características naturais dos locais onde passa, da mesma forma deve se preocupar com a ação de outras pessoas, mesmo off-roaders que não tenham estes princípios agregados aos seus comportamentos.
• Deve ser alguém interessado no dia de amanhã e no futuro da atividade junto à natureza.


O off-roader no seu meio:


A atividade off-road sugere o convívio em grupo. Mas a célula de cada grupo é sempre o indivíduo
• Deve conhecer e exercer seu direito à cidadania.
• Cumprir com as normas de boa conduta social.
• Cumprir com as leis civis.
• Renegar a qualquer estímulo discriminativo.
• Buscar a sabedoria através do estudo.
• Desenvolver o auto equilíbrio.
• Não ceder aos vícios danosos.
• Estimular a preservação da história e dos seus bens, da educação e dos valores culturais, regionais e familiares.
• Colaborar, sempre que possível com a defesa civil ou, em grupo, ao auxílio a calamidades ou campanhas de fundo social. Os clubes Off Road devem assumir suas responsabilidades, obter identidade jurídica, endereço fixo, e serem representados legalmente por seus associados e corpo diretivo.


Ao volante de seu 4x4:


Veículos 4x4 promovem sensações como a de liberdade, de segurança e superioridade no transito, de invulnerabilidade ante os obstáculos. Realmente podem ir muito além dos veículos convencionais. No entanto, seus condutores devem estar atentos à segurança e outros fatores intrínsecos:
• Não deve aproveitar-se pelo fato de dirigir um veículo robusto ou de aparência agressiva.
• Ser cordial e conhecer as leis de trânsito.
• Exercitar-se tecnicamente aprimorando seus conhecimentos na direção 4x4.
• Respeitar a propriedade alheia, criações e as características do povo das cidades, vilarejos, estradas e fazendas por onde passa.
• Não ousar além de suas condições técnicas ou físicas.
• Não estimular pessoas sem aptidão a desafios perigosos.
• Não promover demonstrações de aptidão acrobática ao volante sem observar o risco contido nelas ou infrações ao código de transito.
• Não denegrir a atividade e a si mesmo através de atos de vandalismo, bebedeiras ou exibicionismos.
• Jamais ingerir álcool, ao dirigir mesmo durante eventos off-road, onde não há fiscalização.
O off-roader nas competições: O esporte 4X4 tem crescido em número e tamanho em todas as partes do mundo. Apesar das competições estimularem o antagonismo, o off-roader não deve permitir que elas rompam os laços com seus princípios associativos. - Deve conhecer as regras;
- Deve ser leal às regras, aos companheiros e ao seu clube; - Deve colaborar com os organizadores para o aperfeiçoamento das provas; - Deve preservar sua segurança e a dos passageiros de seu veículo, assim como o de terceiros, pedestres, etc.; - Deve respeitar as pessoas nativas das regiões por onde passa, suas atividades, culturas e patrimônio; - Deve prestigiar assistentes, patrocinadores e colaboradores da melhor forma possível; - Deve estar sempre preocupado em não desvalorizar sua imagem, a de sua equipe ou de seu clube por atos antidesportivos ou desassociativos; - Deve valorizar o espaço visual de seu veículo; - Deve estar atento à cegueira da
adrenalina enquanto haverá sempre fauna e flora em seu caminho. O que todo off-roader deve saber: - Que a sensibilidade agrega valores à personalidade; - Que o respeito dignifica e sugere respeito; - Que a verdadeira amizade enriquece o espírito; - Que a observação dá luz ao conhecimento; - Que todos somos maiores e menores que outros; - Que a simplicidade facilita a vida; - Que a prudência é sempre possível; - Que vivemos num país enorme e maravilhoso e que cabe a nós – e somente a nós – conhecê-lo, respeitá-lo e preservá-lo. Onde o off-roader deve aprender: • Com a natureza através da observação. • Com a marcha reduzida que é lenta, mas forte e confiável... • Com as estradas de terra que não são as mais confortáveis, mas autênticas. • Com os caminhos sonhados, que nem sempre são os mais curtos, • Com os obstáculos, que não são os mais fáceis, mas gratificantes. • Com as pessoas, que não são perfeitas, e
têm isso em comum com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário