Pesquisar este blog

domingo, 8 de abril de 2012

1º Encontro de Jipes de Conceição do Ibitipoca/MG

ENCONTRO DE JIPES EM IBITIPOCA 
Por Eduardo Surerus e Anderson Rangel
 
     
Foi com muita alegria e descontração que nos dias 16, 17 e 18 de março aconteceu o primero “Encontro de Jipes em Ibitipoca”.Foi um sucesso e superou as expectativas, 80 viaturas no “Passeio4x4”e  54 na “Trilha Pesada”.Idealizado pelos empresários Anderson Rangel e Eduardo Hargreaves Surerus ,este, proprietário da Agência de Turismo Receptivo IBITIPOCA TRILHAS E AVENTURAS, com 15 anos de experiêcia na recepção de grupos de Jipes na Serra, cuja qual, assumiu a organização do Encontro.A localização de Ibitipoca é favorável para eventos off road , pela qualidade das trilhas, ofertas de Pousadas e restaurantes, além, é claro, da proximidade dos grandes centros: 280km do Rio de Janeiro, 450km São Paulo, e 250km de Belo Horizonte.A data do evento foi escolhida a dedo, nada mais nada menos, que a Enchente das Goiabas, como é conhecida no meio rural, por coincidir a época de produção da goiaba com as últimas chuvas de verão.Se não bastasse só isso, rolou Cabeça D’água na quinta-feira que antecedeu o evento.


PASSEIO 4X4

O percurso do “Passeio4x4” foi de 42km, o comboio formado pelos Jeep clubes do Rio de Janeiro, Ponte Nova e Nova Lima de Mg, Campo Grande-Rj, Santo André-Sp, Belo Horizonte, pessoal da JipeNet-RJ, Lokolamas-RJ e jipeiros individuais, saiu do Arraial de Conceição do Ibitipoca sentido Santana do Garambéu, seguiu para a estrada do Tamanduá até à Serra da Água Santa, localizada no Arraial dos Moreiras, distrito de Santa Rita de Ibitipoca-Mg. Dai em diante só tracionado e reduzido para romper a subida de lama, pedra solta, e areia. O desnível dessa subida sai dos 1.000m de altitude em relação ao nível do mar para a 1400m, até o Pião da Água Santa. No cume dessa serra o comboio foi surpreendido pela trupe de voo livre e parapente, que coloriu o céu de Ibitipoca e incrementou, ainda mais, a emoção e adrenalina dos presentes. Os inscritos ainda visitaram o Complexo das Grutas da Água Santa, o Arraial dos Moreiras, e retornaram para Conceição do Ibitipoca. 






TRILHA PESADA 
     A “Trilha Pesada”, como estava previsto, foi casca grossa, o pau quebrou de acordo. Houve um deslocamento de 10km por estrada de terra até o Arraial dos Moreiras, dalí em diante apenas 6km de trilhas e muito barro.Os Jeep Clube Juiz de Fora e Viçosa foram os “Abre Trilha”, iniciando os trabalhos as 10:30h e retornando  no Arraial as 15:30h.Os Clubes de Campo Grande-Rj e Desterro do Melo-Mg lutaram pela vida no meio do comboio, Além de alguns desgarrados de Barbacena, São Lourenço, Santo André e Guarujá-Sp, aceleraram tudo  para superar os obstáculos. Destaque para os Land Rover 110 da moçada de Campo Grande-Rj, ônibus ou Kombis, como foram apelidados.Tiveram sim, muita coragem para encarar as roubadas nessas viaturas. A distância entre eixos, bloqueio central de diferencial falam alto, mas na hora que planta também, é só Jesus para tirar. Coincidência ou não, a maior “roubada” da “Trilha Pesada” ficou conhecida como “Goiabeira”, por causa do enorme pé de goiaba existente num atoleiro, daqueles pra ninguém botar defeito. Guinchos queimaram, jipes tombaram, semi-eixos e ponteiras de direção se partiram.Os bloqueios e os pneus agressivos tiveram um teste-drive a altura. Se não fosse a garra de Jipeiros e Zecas afiados, que partiram para cima dos obstáculos e tiraram suas viaturas muitas vezes no braço, teríamos jipes agarrados nas goiabas até hoje.  O pessoal do Barroso Off-road e o Jipe Clube Estrada Real de São João Del Rei foram os “Fecha Trilha”, mais para “limpa trilha”do que tudo, garantiram que ninguém ficaria para trás, sobressaindo o trabalho de equipe e o companheirismo, tônica sempre presente nos dois grupos, já acostumados a fazer muitas trilhas juntos.Chegaram no Arraial simplesmente as 22:30h.  Com o término da trilha rolou confraternização no Arraial de Conceição do Ibitipoca, com muita prosa e mentiras para contar.


Os interessados em conhecer a região entrem em contato com IBITIPOCA TRILHAS E AVENTURAS, receptivoibitipoca@gmail.com (32) 8403 8485
 
O 2º ENCONTRO DE JIPES EM IBITIPOCA-Mg já tem data marcada para 2013 dias 08, 09 e 10 de março.

JUNTEM AS SUAS TRALHAS E VENHAM TRILHAR COM A GENTE..


Fotos e Matéria: Anderson Rangel( http://on.fb.me/Hlv02Y )

Um comentário:

  1. Foi realmente um sucesso o I Encontro dos Jeeps de Ibitipoca, a equipe organizadora está de parabéns, valeu Rangel e Eduardo Surerus. O passeio de 4x4, desbravou uma propriedade que é pioneira na região em ecoturismo, muito verde, altitude maravilhosa, panoramas mil, cachoeiras, grutas e fauna e flora que só em Ibitipoca se pode curtir. O comportamento dos jipeiros foi muito bom, respeitando a natureza e curtindo da melhor maneira possïvel o passeio, admirando o vöo livre. Parabéns a todos, próximo ano tem mais, abraços a todos.

    ResponderExcluir